26 de abril de 2008

IX fESTA

Após o almoço, a VicenTuna rumou a Abrantes, no âmbito da IX edição do festival fESTA, organizado pela ESTATUNA. Sempre animados, apesar do imenso calor que se fazia sentir, fizemos uma paragem em Constância, uma vila a cerca de 12 km de Abrantes, onde alguns Tunos aproveitaram para mergulhar nas águas refrescantes que banham a vila.

A meio da tarde chegamos a Abrantes e, depois de nos instalarmos na Pousada da Juventude da cidade, dirigimo-nos às imediações da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes onde aguardámos ansiosamente pela chegada da Real Tuna Infantina, a nossa Tuna Afilhada, que também participou no festival. Até à hora do jantar estivemos juntos, uns aproveitando para matar as saudades, já que as duas Tunas não se reuniam há já alguns meses, outros tentando conhecer os elementos novos. Sem dúvida que a chegada da Real Tuna Infantina tornou Abrantes ainda mais acolhedor. Jantando lado a lado, o convívio continuou noite fora e foi alargado às restantes Tunas que participaram no festival: Instituna e Tuna Médica de Lisboa. O Grupo de Tunos de Leiria esteve também presente na qualidade de convidados.

A noite culminou com um grande arraial no centro histórico de Abrantes, onde a música e a boa disposição de todas as Tunas encheram uma das principais praças da cidade.

No dia seguinte, as Tunas almoçaram na cantina da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. Alguns elementos da VicenTuna acordaram bem cedo e prepararam um almoço especial para
toda a Tuna, que descansava e recarregava baterias para o longo dia que tínhamos pela frente.












Os “cozinheiros” prepararam Gaspacho para abrir a refeição, Caril de Frango com Amendoim e, para sobremesa, Baba de Camelo, saboreados sobre as capas negras que cobriam as mesas. Foi um almoço único, preparado com muito carinho e que irá ficar para sempre guardado na nossa memória.
Após o almoço, houve tempo para as Tunas relaxarem, enquanto se aproximava a hora do Passa-Calles. A VicenTuna realizou-o com a Real Tuna Infantina, passando assim toda a tarde juntas, a tocar e cantar como uma só. As 4 Tunas a concurso desfilaram pelas praças do centro histórico de Abrantes e, mesmo com o calor que se fazia sentir, estiveram muito empenhadas e animaram as várias centenas de pessoas presentes nas ruas da cidade.

Depois do jantar, as Tunas dirigiram-se para o Cine-Teatro S. Pedro, onde se realizou o festival. Foram mais de 3 horas de música, onde a VicenTuna apresentou ao público 4 músicas: Leitaria Garrett, Lisboa Só Lisboa, Lisboa das Cantigas e Xácara das Bruxas Dançando. Foi uma actuação particularmente emocionante, já que pela primeira vez a VicenTuna dedicou inteiramente a sua actuação, expressando assim todo o respeito, carinho e amizade que nos une à Real Tuna Infantina.


A festa continuou na discoteca Água Benta, um espaço que agradou tanto aos que gostam de dançar como aos que preferem o ambiente mais calmo da esplanada. Era já de manhã quando regressámos à Pousada da Juventude, satisfeitos pelos momentos vividos naquele fim-de-semana alucinante.

Os prémios atribuídos pelo júri no festival foram os seguintes:

- Melhor Pasacalles: Tuna Médica de Lisboa
- Tuna Mais Tuna: Instituna
- Melhor Estandarte: Vicentuna
- Melhor Pandeireta: Vicentuna
- Melhor Instrumental: Real Tuna Infantina
- Melhor Solista: Tuna Médica de Lisboa
- 2ª Melhor Tuna: Vicentuna
- Melhor Tuna: Tuna Médica de Lisboa


Não podemos deixar de agradecer a agradável recepção e o convívio que a Tu Na D’ESTES nos proporcionou, assim como às guias Sílvia e Sandra por toda a paciência e amabilidade. Agradecemos ainda à ESTATuna pela hospitalidade e simpatia com que fomos recebidos e aos guias Rita e Harry, foram incansáveis!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá:)

como não poderia deixar de ser, também tenho de agradecer os bons momentos que a vicentuna me proporcionou durante o IX fESTA...da mesma forma que me diverti, espero que se tenham divertido...

Foi um prazer,foi super divertido..o meu muito obrigada à Vicentuna:)obrigada por me incluirem no post...SÃO UNS QUERIDOS:D:D..lol

Beijinhos, da ex-guia e até um dia destes:D
rita(",)