31 de maio de 2008

VI FITUMIS

Foi no passado dia 30 de Maio que a VicenTuna partiu mais uma vez por Portugal fora, desta para Leiria, para participar no VI FITUMIS – Festival Internacional de Tunas Mistas, organizado pela Instituna.

Sempre em convívio, como habitual, os Vicentes passaram a tarde de dia 30 com os colegas tunantes que iam chegando de vários cantos do país e até de Porto Rico! À noite, já jantados e ansiosos por tocar, dirigimo-nos para o Teatro Miguel Franco, quase cheio, para cantarmos o “Sozinho” e tocarmos a “Feiticeira do Tejo”, no âmbito da noite de serenatas. Após a actuação partimos mais uma vez para o convívio com as tunas presentes e à descoberta da vida nocturna em Leiria, acabando a noite com fados ao luar, protagonizados pelos Vicentes.

No dia seguinte, depois de uma boa noite de sono, pequeno-almoço entregue à cama pelo serviço de caloiros, convívio matinal e almoço na cantina, seguiu-se uma grande tarde. Primeiro as tunas presentes dirigiram-se para a Câmara Municipal de Leiria para receberem as boas vindas à cidade de Leiria. Em frente ao edifício da Câmara reuniam-se os finalistas e o público da bênção das fitas de Leiria, as tunas aproveitaram esta oportunidade para animar a tarde da bênção com um pouco de música. Após uma hora de música, e com muita pena do público que pedia para não irmos embora, tivemos de partir para Porto de Mós para continuar a tarde do festival.

Mal chegámos a Porto de Mós tivemos direito a um banho de sol na relva, enquanto uns bebiam café, outros comiam um gelado e outros simplesmente falavam, no fundo um momento de relaxamento para a tarde preenchida que se seguia. Já mais relaxados fomos para a casa do povo, onde as tunas tiveram oportunidade de participar em vários jogos tradicionais, entre eles o jogo das cadeiras, corridas de saco, jogo da corda, etc… Sempre acompanhados ora por desgarradas onde toda a gente era convidada para cantar um fado ora por momentos de improviso musical onde pouco a pouco se reuniam olhares curiosos e ouvidos sedentos de música.















Passou-se assim uma tarde muito animada, acabando com as tunas a jantar na cantina onde o nervoso miudinho e a ânsia de começar o festival propriamente dito aumentavam. Depois do jantar, como mandam as regras, um cafezinho e digestivo, acompanhados por jogos de cartas, jogos arcade, conversas e também piadas.

E a hora de tocar lá chegou, a VicenTuna apresentou-se com as músicas: “Leitaria Garrett”, “Tanto Mar”, “Lisboa só Lisboa” e “Xácara das Bruxas Dançando”, que fizeram sucesso no cine-teatro de Porto de Mós. Queremos deixar desde já o muito obrigado pelos aplausos e pelo carinho que temos recebido pelo nosso público ao longo do país durante este ano, já que este foi o nosso último festival do ano lectivo 2007/2008.

O festival acabou, como de costume com a entrega de Prémios para as tunas a concurso que foram:


Melhor Pandeireta:Tuna de La Universidad De Puerto Rico Arecibo
Melhor Bandeira: ESTATuna
Melhor Instrumental: Tuna de La Universidad De Puerto Rico Arecibo
Melhor Solista: Tum’Acanénica
Melhor Serenata: VicenTuna
Melhor original: VicenTuna
Tuna mais Publico: Tuna de La Universidad De Puerto Rico Arecibo
2ª Melhor Tuna: Tuna de La Universidad De Puerto Rico Arecibo
Melhor Tuna: VicenTuna


A noite e os últimos festejos continuaram na discoteca “Beat” em Leiria, onde foi anunciado o Prémio de “Tuna + Tuna” - Tuna de La Universidad De Puerto Rico, e onde os tunantes tiveram oportunidade de participar no concurso de tuna mais bebedoura e como não podia deixar de ser, dançar p’la noite fora.


O festival acabou com um almoço no Domingo, dia 1 de Junho, para as tunas presentes que depois partiram cada uma para o seu canto do mundo. Ficou a vontade de voltar para o ano…

Muitos parabéns pela organização e um grande obrigado à Instituna pelo convite, pela atenção e pela amizade. Em especial um abraço para os nossos guias – Rita e Bruno! Até para o ano!

Sem comentários: