24 de abril de 2009

X fESTA

Nota do editor: Ora as nossas desculpas por tão prolongada ausência de novidades, a realidade é que Maio é um mês de muito estudo e para além das actuações que de seguida vos vamos contar, ainda tivemos que nos desdobrar em congressos estudantis de todo o país, de onde podemos destacar os de Coimbra, Algarve, Évora… Não pai, não eram semanas académicas já te disse que isso foi coincidência…

No fim-de-semana de 24 a 26 de Abril a VicenTuna deslocou-se a Abrantes para o X fESTA, organizado pela Estatuna – Tuna Académica da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. A bonita cidade de Abrantes foi mais uma vez palco para as tunas conviverem, darem da sua música e conhecerem-se mutuamente.
Logo desde a chegada que fomos bem recebidos, tendo ficado hospedados na Pousada da Juventude de Abrantes. Após um breve jantar seguimos para uma das nossas actividades favoritas: o Arraial! Sempre com um pezinho na dança, houve quem não resistisse a subir a palco para lá mostrar os seus dotes, tendo por companhia um senhor que quis mostrar como era a humanidade no seu berço (ou seja… nu…). E assim se prosseguiu a noite, sempre com algumas escapadelas à tasca do “Cai Bem” esta mítica bebida que toda a gente adora! Terminado o arraial, seguimos para a discoteca onde continuámos a dançar, o que me parece lógico porque não faria sentido nenhum fazer outra coisa na pista de dança, como por exemplo, assar um cabrito.
No dia seguinte, e sendo os bons madrugadores que somos, acordámos cedo (11h30) para almoçarmos na cantina da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. O Passa-Calles que estava agendado para a seguir ao almoço permitiu-nos passear um pouco pelas ruas desta cidade, dando música a quem por lá passava ou a quem nos escutava das janelas da sua casa, recebendo alguns cravos pelo percurso, não fosse este o 35º aniversário do 25 de Abril! O resto da tarde foi passado nas esplanadas, puxando da guitarra e bebendo um café ou um licor (nada de cerveja para não ter a garganta estragada durante a actuação!).


Esta foi a primeira edição do fESTA no formato de encontro de tunas às quais compareceram:

• Tuna Médica de Lisboa: Tuna da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa

• VicenTuna: Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

• Tum’Acanénica: Tuna Mista da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria

• Tuna Templária do Instituto Politécnico de Tomar

• Instituna: Tuna Mista do Instituto Politécnico de Leiria

O Ernesto, Magister da Estatuna, disse algo que me comoveu: “Após esta noite temos a prova que não é necessário ser um festival para todos darem o seu melhor e oferecerem ao público o tipo de espectáculo que só as tunas podem proporcionar!”.

Após as actuações acabarem e a malta sair do Teatro de S. Pedro fomos todos assar um cabrito para a pista de dança da Discoteca… Não, lamento mas não. Fomos mesmo é dançar! Quando as pernas não aguentaram mais (ou a discoteca teve que fechar as portas) retirámo-nos todos para a Pousada da Juventude, onde os elementos das tunas com menos sono se divertiram até ao raiar do dia a deslizarem pelas escadas (não tentem em casa), a beberem Cai Bem e a confraternizarem na varanda da pousada onde assistimos a um espectacular nascer do sol!


No dia seguinte voltámos para Lisboa pois a vida de estudante não pára e há muito para fazer! Muito obrigado à Estatuna e à cidade de Abrantes por, mais uma vez, nos ter acolhido tão calorosamente!

Sem comentários: