28 de abril de 2009

Festa da Primavera

No passado dia 2 de Abril o Campo Grande vibrou. Desta vez, no entanto, os tremores sentidos não se deveram a instabilidades tectónicas nem a mais um descalabro futebolístico (malditos alemães, primeiro o mundial, agora isto!!). Os tremores foram devido à energia gerada na FCUL por 400 pessoas a cantarem uma música em uníssono.

É verdade, a VicenTuna organizou a 1ª edição da lendária Festa da Primavera. Uma tradição antiquíssima que se iniciou há cerca de 15 dias atrás na Faculdade de Ciências para celebrar mais uma Primavera na nossa maravilhosa FCUL e para dar uma oportunidade aos estudantes de “conbiber” com os Vicentes (com cerveja e bifanas à borla!).

 

A festa foi constituída por um espectáculo de uma hora seguido pelo dito “conbibio”, o espectáculo começou de um modo normal, ou seja, significativamente atrasado. Entre as actuações da VicenTuna os espectadores foram brindados com humor que apenas posso caracterizar como algures entre Benny Hill e Herman José (na fase pré-loiro). Houve uma lula gigante (a sério…), um calamar para amar, um cientista beto, um capitão naturalista, um francês que amava baguettes, três peixes falantes e muitas Teresas Guilhermes (se tivessem visto o espectáculo iriam compreender…).

 

A VicenTuna tocou uma selecção variada do seu reportório e foi brindada com uma excelente recepção por parte do público. Durante as duas actuações da VicenTuna houve uma ligação muito especial com o público que culminou na música “Madalena” em que 400 pessoas em pé a cantaram connosco. Esse momento foi realmente especial para nós, VicenTuna, e por isso gostávamos de agradecer a todos os que participaram, fizeram a nossa noite.

 

No final da actuação houve um apelo muito subtil à participação activa dos alunos da FCUL na VicenTuna, com uma música chamada “Música de Recrutamento” cujo refrão consistia em “vem para a tuna vem, vem para a tuna vem”. Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para voltar a manifestar o nosso interesse em que venham para a tuna e parem de jogar World of Warcraft. (porque esse orc de nível 15 que andas a cortejar na internet se calhar não é uma rapariga, ou se o for se calhar é mesmo um orc).

 

Após o espectáculo e as bifanas a festa mudou-se para o “Jardim de Pedra” (que não tem nada de Jardim, nem assim tantas pedras), e prosseguiu pela noite dentro com muita música, cerveja e um grupo de alunos da FCUL fantástico. Enfim, foi uma festarola mesmo a maneira, e para o ano há mais.

24 de abril de 2009

X fESTA

Nota do editor: Ora as nossas desculpas por tão prolongada ausência de novidades, a realidade é que Maio é um mês de muito estudo e para além das actuações que de seguida vos vamos contar, ainda tivemos que nos desdobrar em congressos estudantis de todo o país, de onde podemos destacar os de Coimbra, Algarve, Évora… Não pai, não eram semanas académicas já te disse que isso foi coincidência…

No fim-de-semana de 24 a 26 de Abril a VicenTuna deslocou-se a Abrantes para o X fESTA, organizado pela Estatuna – Tuna Académica da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. A bonita cidade de Abrantes foi mais uma vez palco para as tunas conviverem, darem da sua música e conhecerem-se mutuamente.
Logo desde a chegada que fomos bem recebidos, tendo ficado hospedados na Pousada da Juventude de Abrantes. Após um breve jantar seguimos para uma das nossas actividades favoritas: o Arraial! Sempre com um pezinho na dança, houve quem não resistisse a subir a palco para lá mostrar os seus dotes, tendo por companhia um senhor que quis mostrar como era a humanidade no seu berço (ou seja… nu…). E assim se prosseguiu a noite, sempre com algumas escapadelas à tasca do “Cai Bem” esta mítica bebida que toda a gente adora! Terminado o arraial, seguimos para a discoteca onde continuámos a dançar, o que me parece lógico porque não faria sentido nenhum fazer outra coisa na pista de dança, como por exemplo, assar um cabrito.
No dia seguinte, e sendo os bons madrugadores que somos, acordámos cedo (11h30) para almoçarmos na cantina da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. O Passa-Calles que estava agendado para a seguir ao almoço permitiu-nos passear um pouco pelas ruas desta cidade, dando música a quem por lá passava ou a quem nos escutava das janelas da sua casa, recebendo alguns cravos pelo percurso, não fosse este o 35º aniversário do 25 de Abril! O resto da tarde foi passado nas esplanadas, puxando da guitarra e bebendo um café ou um licor (nada de cerveja para não ter a garganta estragada durante a actuação!).


Esta foi a primeira edição do fESTA no formato de encontro de tunas às quais compareceram:

• Tuna Médica de Lisboa: Tuna da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa

• VicenTuna: Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

• Tum’Acanénica: Tuna Mista da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria

• Tuna Templária do Instituto Politécnico de Tomar

• Instituna: Tuna Mista do Instituto Politécnico de Leiria

O Ernesto, Magister da Estatuna, disse algo que me comoveu: “Após esta noite temos a prova que não é necessário ser um festival para todos darem o seu melhor e oferecerem ao público o tipo de espectáculo que só as tunas podem proporcionar!”.

Após as actuações acabarem e a malta sair do Teatro de S. Pedro fomos todos assar um cabrito para a pista de dança da Discoteca… Não, lamento mas não. Fomos mesmo é dançar! Quando as pernas não aguentaram mais (ou a discoteca teve que fechar as portas) retirámo-nos todos para a Pousada da Juventude, onde os elementos das tunas com menos sono se divertiram até ao raiar do dia a deslizarem pelas escadas (não tentem em casa), a beberem Cai Bem e a confraternizarem na varanda da pousada onde assistimos a um espectacular nascer do sol!


No dia seguinte voltámos para Lisboa pois a vida de estudante não pára e há muito para fazer! Muito obrigado à Estatuna e à cidade de Abrantes por, mais uma vez, nos ter acolhido tão calorosamente!

14 de abril de 2009

Retiro Espiritual

No fim de semana de 27 a 29 de Março, a VicenTuna realizou mais um retiro na colónia de férias de São Julião da Ericeira. Foi a segunda vez que o retiro Vicente se realizou lá, tendo sido a primeira vez em Novembro de 2006.


Quando dizemos que a tuna foi fazer um retiro muita gente se pergunta, “Mas que raio fará uma tuna num retiro?!”. Pois bem meus caros amigos, “retiro Vicente” não é nada mais do que a tuna ir passar uns dias de treino intensivo, conjugado com divertimento e onde os elementos da tuna se possam conhecer melhor. Pode-se então chamar de Retiro Espiritualmente e Musicalmente Divertido, por assim dizer...


Alguns episódios dignos de ser relatados incluem o nosso jantar de 6ª feira que devido à pressa com que foi preparado foi designado como massa com frango CRU (razão pela qual a cozinheira recebeu uma ode sobre o mesmo tema). O grandioso jogo de peteca no sábado à noite, no qual intrépidos Vicentes batalharam com fogo na alma visando elevar a sua equipa ao mais alto pódio. E como não podia deixar, o nosso ensaio que por estarmos isolados nos permitiu concentrar muit

o melhor e assim melhorar as nossas capacidades musicais.

O único momento triste no retiro foi quando a hora de irmos embora chegou, e mais uma vez tivémos que abandonar este tão belo sítio à beira mar. Que é como quem diz....................... Vêm aí mais e ainda melhores momentos!!!