26 de fevereiro de 2016

XVII ForTuna

O fim-de-semana de 26 e 27 de Fevereiro foi, para a VicenTuna, o kick-off do calendário festivalesco do segundo semestre e participámos naquele que é já um dos festivais mais especiais para nós: o ForTuna, da tuna homónima. A concurso, estiveram a TEL, a Tuna Económicas e a Tuna Médica de Lisboa, além da VicenTuna.
O festival começou na sexta-feira, com as actuações propriamente ditas, em que actuámos na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, numa sala completamente cheia que fazia até esquecer as temperaturas polares que na rua se faziam sentir. Subordinado ao tema «O Musical», a ForTuna levou a palco, em sketches muito bem elaborados e encenados, alguns dos mais conhecidos temas que já passaram pelo palco da Broadway. A partir deste dia, passámos a ter outro grande palco: o ForTunaway, ali taco-a-taco com o Politeama ou o Maria Vitória. Todas as tunas abraçaram o desafio e levaram a palco grandes êxitos que celebrizaram este estilo de música como um dos mais completos (ou não soubessem estes artistas cantar, dançar e representar) - muito à semelhança do pessoal tunante, como na festa no Botequim do Rei a seguir se demonstrou.
Daqui, levámos os prémios de Melhor Instrumental e Melhor Adaptação. Levámos ainda dois caloiros novos: o Azeitolas e o Sininho Chorão. 


Seguimos então para o parque Eduardo VII que já viu das maiores festas que o pessoal tunante sabe organizar e fomos baptizar os miúdos que escolheram a Pinipon e a Rapunzel como madrinhas. A meio do tradicional beija-mão, no entanto, e pela mão da bela mascote insuflada que nos acompanhou a noite toda, o Genérico ficou a saber que passara a tuno! Ora, champanhe, saltos e lágrimas (há um caloiro que se tornou especialista nisto) e fomos para a festa mostrar quem é que sabe dançar e dar espectáculo.
No dia seguinte, houve o já mítico e temido pasacalles - carinhosamente conhecido por nós como o matacalles - em que a ideia é animar a população de Campolide e participar em jogos mais ou menos tradicionais.
Dali, seguimos para a capela que existe no campus da Nova e cantámos as nossas serenatas, num momento bem mais comedido que o festival.


Mais uma vez, seguimos para o Botequim do Rei, onde a festa durou efectivamente até de manhã, entre granizo, chuva e geada.
Obrigado, ForTuna, pelo convite e parabéns pelo excelente festival!

25 de fevereiro de 2016

Jornadas de Investigação em Biologia

No dia 25 de Fevereiro, a VicenTuna foi convidada para actuar nas Jornadas de Investigação em Biologia no anfiteatro do C3. Como é usual, fomos animar os estudantes de Biologia, ou não fôssemos nós uma tuna em que o rácio estudantes de Biologia/estudantes de outros cursos é tão alto. 
Esta é sempre uma óptima oportunidade para dar a conhecer a tuna e incentivar os outros alunos a virem experimentar o que é fazer parte de um grupo assim.
Por isso, já sabem: terças e quintas das 20h às 22h no 3.2.14!