12 de maio de 2013

Actuação Residência Montepio

No dia 12 de Maio, a Residência Sénior Montepio, no Parque das Nações, teve um dia diferente. Os seus residentes receberam duas visitas inesperadas. Primeiro, os lobitos dos Escoteiros de Mira-Sintra que lá foram animar os mais idosos com a sua jovialidade e alguns jogos do antigamente que tanto lembraram a estes séniores as suas infâncias. Depois, a VicenTuna que teve todo o gosto em actuar com algumas músicas de arrebimba como Águas do Dão, Hoy estoy aqui, Capas Negras e, claro, Madalena. Incentivámos o nosso público a cantar connosco o refrão e foi entre «lalalas» mais joviais ou mais... vividos que terminámos a nossa actuação. Tudo isto depois de um merecido e farto lanchinho oferecido pela Residência.
Ficámos muito contentes por termos contribuído para um dia diferente a todos os que nos viram que possivelmente nunca tinham assistido a uma actuação de uma tuna. Foi visível que eles gostaram e que se comoveram e nós tivemos todo o gosto em participar nesta iniciativa.

4 de maio de 2013

17º Tuna M'isto

Foi no fim-de-semana de 3, 4 e 5 de Maio que a VicenTuna encerrou o seu ciclo de festivais deste ano lectivo. E podemos dizer que não podíamos ter acabado de melhor maneira: na nossa casa, a Aula Magna da Reitoria da UL, aquela que é a nossa sala por excelência. Neste fim-de-semana, decorreu o 17º Tuna M'isto, o festival de tunas organizado pela escstunis, a Tuna Académica da Escola Superior de Comunicação Social.
O festival começou, como já vem sendo hábito nos Tuna M'isto, no imponente Mosteiro dos Jerónimos, com a noite de serenatas. Fazer uma serenata a Lisboa é sempre especial para nós, no entanto, fazê-lo no Jerónimos acresce solenidade ao momento. Assim, a 
VicenTuna actuou cantando o Sozinho, seguido da Feiticeira do Tejo que voltou ao nosso repertório este ano.
E para finalizar este ano de festivais em beleza, tivemos ainda a subida a palco pela primeira vez de dois bichos, agora caloiras. Foram baptizadas de Xixévil Borrega (contralto, pandeireta de salto) e Ohuauiuo Ueuas McDuro (soprano, flauta transversal), pelos padrinhos Jakinzinho e Kuduro. Assim se comprova que a  VicenTuna é um berço de neologismos.





Depois de todas as serenatas, fomos para a pre-party do festival que prometia! Isto por duas razões: foi no Real República de Coimbra (aquele que é a nossa segunda casa, imediatamente a seguir à FCUL) e porque tinha os míticos drinking games. É, a escstunis não está de modos e tivemos um rally tascas sem sair do mesmo sítio. Assim não se gastam energias a andar de um lado para o outro e, mais uma vez, provou-se de que é feita a VicenTuna. 
No dia seguinte, fomos cedo para a Aula Magna para o tão necessário soundcheck e por lá ficámos até à hora de ir jantar ao C7. É verdade, a VicenTuna partiu para este festival com uma grande vantagem em relação às outra tunas: estávamos a jogar em casa. 
Às 21h (mais coisa, menos coisa), começou o festival com a história de uma rapariga normal que percebeu que precisava de um herói. Afinal, este era o tema do festival - Heróis - que apoiava o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, tendo conseguido muitas e muitas dádivas de sangue e ainda muitas inscrições de pessoas para o banco de doação de medula óssea.
A VicenTuna foi a última tuna a actuar (depois da Tuna Económicas, da Magna Tuna ApocalISCSPiana e da TAISCTE, estes últimos nossos vizinhos) e contou uma história sob a forma de um filme que íamos intercalando com momentos musicais. Assim, enquanto a nossa heroína ia numa demanda de encontrar um super-herói que a ajudasse a derrotar o malvado vilão, a VicenTuna tocou Lisboa das Cantigas, Fuga y Mistério, Mar Desconhecido, 4 Caminhos e Xácara das Bruxas Dançando. Saímos sob uma chuva de aplausos de uma Aula Magna em pé. Isto porque somos uma tuna independente!


Posto isto, vimos a actuação da tuna da casa e chegou a hora de sabermos o veredicto do júri. A VicenTuna arrecadou então os prémios de Melhor Pandeireta, Melhor Porta-estandarte e Tuna do Público. É sempre muito gratificante receber este último prémio (não obstante todos os outros) porque, afinal de contas, é para o público que nós actuamos e esta é a forma de saber que lhe chegamos e contagiamos com a alegria Vicente.
Findos todos os compromissos, lá fomos para a after-party na Faculdade de Letras da UL. E que festa! Dizer apenas que os últimos resistentes abandonaram a festa já o Sol nascia ao fundo da Alameda e iluminava a Reitoria. 
Obrigada, escstunis, foi um prazer participar neste vosso (e nosso) 17º Tuna M'isto, pisando o palco da Aula Magna, e, sempre que nos quiserem, cá estaremos!

3 de maio de 2013

Mega Arraial Académico

Maio é, por excelência, o mês do estudante com tudo o que isso acarreta. É o mês dos baptismos, das bênçãos e, como não podia deixar de ser, das Queimas, das Semanas Académicas e dos Arraiais. Foi neste espírito que a VicenTuna foi convidada a actuar no Museu da Carris, em Alcântara, no dia 3 de Maio. A par de muitas outras tunas, a VicenTuna foi animar este Mega Arraial e, apesar do parco público, conseguiu o seu objectivo.
Actuámos com músicas menos comuns no nosso repertório actual como Leitaria Garrett, Tanto Mar e Fado à Despedida.
Dali, tivemos que ir a correr para o Mosteiro dos Jerónimos, o que nos impediu de privar com o grande Quim Barreiros que ia actuar dali a nada!