3 de outubro de 2013

Jantares do Departamento de Matemática e do Departamento de Estatística e Investigação Operacional

A VicenTuna, a convite das COPAs dos Departamentos de Matemática e de Estatística e Investigação Operacional, foi animar os seus jantares de início do ano. O primeiro foi no dia 3 de Outubro e, depois do ensaio, lá fomos nós até Santos para tocar umas modinhas para os mais recentes aspirantes a matemáticos da FCUL. Foi muito divertido e pudemos contar com as palmas de todos eles e ainda partilhámos um grito académico.
No dia seguinte, e porque a tuna não pára, fomos animar o jantar do DEIO para continuar o nosso recrutamento. Este jantar teve particular importância porque lançámos um desafio: o primeiro estatístico a aparecer nos ensaios da tuna ganha um prémio a decidir posteriormente. É que este é o único departamento que não está representado na tuna e isso não pode ser! Portanto, lançamos o repto: se és da Faculdade (do DEIO), és aluno (do DEIO), estás inscrito (no DEIO), se tens quatro extremidades e és medianamente bonito, vem para a tuna!
Claro que o convite se estende a todos os novos caloiros; apareçam no 3.2.14 às 20h todas as 3ª e 5ª feiras.
Obrigado, DM e DEIO, para o ano lá estaremos outra vez!

26 de setembro de 2013

Sessão de boas-vindas aos novos alunos e Ensaio aberto

Para terminar o ciclo de actuações do início do ano lectivo, tivemos as boas-vindas aos caloirinhos da FCUL. Aqui, pudemos ver quantos foram aqueles que escolheram a nossa Faculdade para fazer da sua segunda casa nos próximos anos. Aos que cá estão, boa escolha! Estão na melhor Faculdade do mundo.
Actuámos no auditório do C3 que estava todo aberto, para acolher todos os alunos, os professores e os funcionários da FCUL. Depois de todos os discursos, entrámos ao som de uma ovação e ficámos muito contentes por ver que a VicenTuna tem uma legião de fãs! É muito gratificante ver que somos acarinhados e que as pessoas gostam de nos ouvir.
Tocámos então a nossa Lisboa das Cantigas, a Xácara das Bruxas Dançando e a Madalena. Estas duas últimas músicas foram muito aplaudidas porque estão muito difundidas no seio da nossa Faculdade, são músicas muito queridas e populares.
No fim, pudemos contar com um C3 de pé a cantar os nossos «la la las» e nós em êxtase, claro.


À noite, tivemos o nosso já costumado ensaio aberto. Fazemos este ensaio geralmente no início do ano e convidamos toda a gente a aparecer. A ideia é mostrar como funciona um ensaio da tuna, de uma forma mais leve. Para os mais tímidos que não gostam da pressão de se apresentarem na tuna, este ensaio serve para mostrar o ambiente da tuna e como se preparam actuações. Neste ensaio, ensinámos todos os curiosos a cantar e a tocar a Madalena e, no fim, tivemos a oportunidade de ver nascer um verdadeiro coro angelical. Foi muito divertido e esperamos que todos tenham gostado tanto como nós.
Claro que voltamos a convidar todos os alunos que queiram a aparecer num dos nossos ensaios para aprender mais músicas além da Madalena. Já sabem, 3ª e 5ª às 20h no 3.2.14!
  


25 de setembro de 2013

Boas-vindas aos estudantes internacionais da ULisboa

No dia 25 de Setembro, a VicenTuna foi receber mais alunos estrangeiros. Desta feita, não nos cingimos apenas aos da nossa Faculdade, mas aos de toda a Universidade de Lisboa. Para isto, dirigimo-nos à Aula Magna da  Reitoria da ULisboa, a horas violentíssimas e muito pouco próprias às 9h para dar as boas-vindas a estes estudantes. Foi com muito gosto que vimos uma Aula Magna composta porque isso significa que muitos alunos continuam a escolher a nossa cidade para passar o seu período de Erasmus. Claro que, sabendo onde íamos actuar, fomos com outra vontade e todo o sono passou. Actuar na Aula Magna é sempre uma experiência muito marcante e desta vez não foi excepção. 
Mostrámos a estes alunos o que é uma tuna e as nossas músicas mais populares: Águas do Dão, Venha Vinho e Madalena. 
A seguir a nós, actuou a Arquitectuna, a tuna da Faculdade de Arquitectura da UTL que agora é da nossa Universidade, a ULisboa.
Assim, completamos o ciclo de boas-vindas dos alunos estrangeiros à nossa cidade e reiteramos o convite para aparecerem nos ensaios ou então numa saída nocturna!