10 de outubro de 2015

II TMIST

Este ano lectivo começou em grande para a VicenTuna. Fomos convidados para ir ao segundo festival organizado pela Tuna Mista do Instituto Superior Técnico, assim como a Tuna de Enfermagem de Lisboa, a Tuna Económicas e a Tuna Médica de Lisboa. 
No dia 9 de Outubro, lá estávamos em Oeiras para dar o kick-off do calendário festivaleiro deste ano com uma sessão de serenatas. A VicenTuna levou o Sozinho e a Feiticeira do Tejo para aquecer o público numa noite que ainda se queria de Verão (ish), mas que já parecia de Dezembro.
Ainda nesta noite, passou a caloiro o bicho Afonso (baixo e bandolim) que escolheu para madrinha a Pinipon. Nada mau começar o ano a aumentar a família de palco!
No dia seguinte, dia de festival por excelência,  fomos cedo e a boas horas para Oeiras para fazer o soundcheck e por lá ficámos até à hora do jantar.
À noite, à medida que o Auditório Eunice Muñoz ia enchendo, nós começámos a aquecer, já que éramos a segunda tuna a actuar. 
Chegou a nossa vez e, ao som do bom Rock Português, iniciámos com Lisboa das Cantigas, seguida de Mar Desconhecido, Fuga y Mistério, sacudimos o pó à Leitaria Garrett e terminámos com Xácara das Bruxas Dançando.
Findo o festival, foi a altura da entrega dos prémios, em que ficámos a saber que arrecadámos os prémios de Melhor Porta-estandarte, Melhor Original, Melhor Adaptação, Melhor Instrumental, Melhor Solista, Melhor Adaptação ao Tema, Tuna do Público, Tuna mais Tuna e Melhor Tuna. Que grande começo de ano!
A seguir, lá partimos para a muito central Fábrica da Pólvora onde a festa prosseguiu até de madrugada, ainda que a chuva e o frio não nos tenham dado tréguas.
Obrigado, TMIST, pelo convite e obrigado a todas as tunas a concurso por terem partilhado o palco connosco. Esperamos vê-los em breve!






16 de setembro de 2015

Recepção aos novos alunos

No dia 16 de Setembro, apenas um dia depois do primeiro ensaio deste ano, a VicenTuna foi actuar na recepção aos novos alunos da FCUL. Como é costume, a comunidade FCULiana aderiu em peso a esta sessão de boas vindas, dando aos novos alunos uma ideia real daquilo que é estudar e viver na melhor Faculdade de Ciências. É que, parecendo que não, é na Faculdade ou perto dela que irão despender a maior parte do tempo dos próximos anos, por isso, convém que o ano lectivo se inaugure com pompa e circunstância. 
Depois de terem sido recebidos pelo corpo directivo, docente, pela própria Associação dos Estudantes e ainda pelos vários departamentos da FCUL, foi a nossa vez de entrar no auditório do C3 (onde - já agora! - são os nossos ensaios às terças e quintas-feiras às 20h) e animar quem lá estava.
Tocámos quatro músicas, entre as quais Lisboa das Cantigas e, como não podia deixar de ser, Madalena e foi bom ver que nem o Verão seca das gargantas dos estudantes os «la la la la» que tão bem sabem.
Foi um prazer, FCUL! Esperamos que os novos alunos já se sintam em casa e que tenham curiosidade em ver de perto como é uma tuna, como é a VicenTuna, aquela que será a sua tuna nos próximos anos (e para sempre, vá)! Já sabem, se quiserem, apareçam às terças e quintas-feiras no C3.2.14. Estamos lá a partir das 20h, prontos para ensinar quem quiser a tocar, cantar e, claro, divertir-se!




Fonte: Página de Facebook da FCUL

18 de outubro de 2014

VII Tosta Mista


No dia 17 de Outubro, a VicenTuna fez as malas e partiu para Viseu para participar no VII Tosta Mista, organizado pela Estudantina Universitária de Viseu. E que fim de semana! 
Chegámos na sexta-feira ao final da tarde, juntamente com os nossos amigos da Tuna Médica de Lisboa para uma grande noite de serenatas no átrio da Câmara Municipal de Viseu, onde tocámos a nossa serenata "Pomar das Laranjeiras". Seguiu-se um pequeno "aquecimento músico-boémio" para nos dar alento para o festival do dia seguinte! De referir também que no meio desta festa,  a VicenTuna ganhou um novo tuno, o tuno Rebolation. Parabéns!






No dia seguinte, os caloiros da VicenTuna quiseram fazer jus ao local onde estavam alojados (quartel militar de Viseu) e mostraram estar em forma, fazendo exercício matinal pelo quartel para depurar algum excesso festivaleiro que se tivesse acumulado da noite anterior! Passámos a tarde com as restantes tunas, fazendo um autêntico rally cafés, tocando algumas modinhas acompanhadas de alguns néctares para manter as gargantas aquecidas. 

Entretanto a noite começou e a VicenTuna actuou com as músicas " Senhora do Almortão", "Fuga y Mistério", "Mar Desconhecido", "Lisboa das Cantigas" e claro,  "Xácara das bruxas dançando". No final, arrecadámos o prémio de melhor adaptação! 


Por fim, depois deste grande festival fomos para a merecida festa no Ice Club continuando com a boa disposição até de madrugada! Resta-nos agradecer à TMIST, à Tuna Médica de Lisboa e à Tuna de Medicina da Universidade do Minho por terem partilhado o palco connosco e, claro, à Estudantina Universitária de Viseu pelo convite e pela hospitalidade que tiveram para connosco. Esperamos vê-los de novo!