26 de fevereiro de 2016

XVII ForTuna

O fim-de-semana de 26 e 27 de Fevereiro foi, para a VicenTuna, o kick-off do calendário festivalesco do segundo semestre e participámos naquele que é já um dos festivais mais especiais para nós: o ForTuna, da tuna homónima. A concurso, estiveram a TEL, a Tuna Económicas e a Tuna Médica de Lisboa, além da VicenTuna.
O festival começou na sexta-feira, com as actuações propriamente ditas, em que actuámos na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, numa sala completamente cheia que fazia até esquecer as temperaturas polares que na rua se faziam sentir. Subordinado ao tema «O Musical», a ForTuna levou a palco, em sketches muito bem elaborados e encenados, alguns dos mais conhecidos temas que já passaram pelo palco da Broadway. A partir deste dia, passámos a ter outro grande palco: o ForTunaway, ali taco-a-taco com o Politeama ou o Maria Vitória. Todas as tunas abraçaram o desafio e levaram a palco grandes êxitos que celebrizaram este estilo de música como um dos mais completos (ou não soubessem estes artistas cantar, dançar e representar) - muito à semelhança do pessoal tunante, como na festa no Botequim do Rei a seguir se demonstrou.
Daqui, levámos os prémios de Melhor Instrumental e Melhor Adaptação. Levámos ainda dois caloiros novos: o Azeitolas e o Sininho Chorão. 


Seguimos então para o parque Eduardo VII que já viu das maiores festas que o pessoal tunante sabe organizar e fomos baptizar os miúdos que escolheram a Pinipon e a Rapunzel como madrinhas. A meio do tradicional beija-mão, no entanto, e pela mão da bela mascote insuflada que nos acompanhou a noite toda, o Genérico ficou a saber que passara a tuno! Ora, champanhe, saltos e lágrimas (há um caloiro que se tornou especialista nisto) e fomos para a festa mostrar quem é que sabe dançar e dar espectáculo.
No dia seguinte, houve o já mítico e temido pasacalles - carinhosamente conhecido por nós como o matacalles - em que a ideia é animar a população de Campolide e participar em jogos mais ou menos tradicionais.
Dali, seguimos para a capela que existe no campus da Nova e cantámos as nossas serenatas, num momento bem mais comedido que o festival.


Mais uma vez, seguimos para o Botequim do Rei, onde a festa durou efectivamente até de manhã, entre granizo, chuva e geada.
Obrigado, ForTuna, pelo convite e parabéns pelo excelente festival!

25 de fevereiro de 2016

Jornadas de Investigação em Biologia

No dia 25 de Fevereiro, a VicenTuna foi convidada para actuar nas Jornadas de Investigação em Biologia no anfiteatro do C3. Como é usual, fomos animar os estudantes de Biologia, ou não fôssemos nós uma tuna em que o rácio estudantes de Biologia/estudantes de outros cursos é tão alto. 
Esta é sempre uma óptima oportunidade para dar a conhecer a tuna e incentivar os outros alunos a virem experimentar o que é fazer parte de um grupo assim.
Por isso, já sabem: terças e quintas das 20h às 22h no 3.2.14!


23 de janeiro de 2016

Jantar de 22º aniversário

No dia 12 de Janeiro, a VicenTuna celebrou uns robustos 22 anos e nada melhor que um jantar de aniversário para os comemorar. Como a tuna foi fundada a meio da época de exames (que isto para desanuviar de exames, nada melhor que fundas uma tuna), tivemos que esperar uns dias para podermos juntar toda a gente sem prejuízo para as notas. Por isso, o jantar teve lugar no dia 23 de Janeiro, no restaurante A Viúva, em Santos, que tantas vezes já nos recebeu nestas celebrações.
Como já é hábito, juntámos tunos mais velhos, tunos mais novos, caloiros e bichos e celebrámos com pompa e circunstância a tuna que tem já mais idade que muitos dos seus integrantes.
É sempre bom juntar tantas gerações e tantas histórias dos primórdios da tuna e continuar a ver que, ano após ano, as coisas se mantêm quase inalteradas e que o espírito tunantes e académico perdura. Animámos os outros jantares de grupo que estavam a decorrer no espaço, ao som de modinhas e músicas da tuna, demonstrando que, mesmo que pouco apareçam, os tunos não deixam de ter na ponta da língua as músicas que tão bem conhecem.
Cantámos uns afinados parabéns à tuna e, após o discurso da Magister, continuámos noite fora rumo ao Real República de Coimbra para selar uma noite de celebração e esperança que no futuro tudo se mantenha igual.
Obrigado a todos os que se juntaram e desejaram parabéns!