31 de maio de 2008

VI FITUMIS

Foi no passado dia 30 de Maio que a VicenTuna partiu mais uma vez por Portugal fora, desta para Leiria, para participar no VI FITUMIS – Festival Internacional de Tunas Mistas, organizado pela Instituna.

Sempre em convívio, como habitual, os Vicentes passaram a tarde de dia 30 com os colegas tunantes que iam chegando de vários cantos do país e até de Porto Rico! À noite, já jantados e ansiosos por tocar, dirigimo-nos para o Teatro Miguel Franco, quase cheio, para cantarmos o “Sozinho” e tocarmos a “Feiticeira do Tejo”, no âmbito da noite de serenatas. Após a actuação partimos mais uma vez para o convívio com as tunas presentes e à descoberta da vida nocturna em Leiria, acabando a noite com fados ao luar, protagonizados pelos Vicentes.

No dia seguinte, depois de uma boa noite de sono, pequeno-almoço entregue à cama pelo serviço de caloiros, convívio matinal e almoço na cantina, seguiu-se uma grande tarde. Primeiro as tunas presentes dirigiram-se para a Câmara Municipal de Leiria para receberem as boas vindas à cidade de Leiria. Em frente ao edifício da Câmara reuniam-se os finalistas e o público da bênção das fitas de Leiria, as tunas aproveitaram esta oportunidade para animar a tarde da bênção com um pouco de música. Após uma hora de música, e com muita pena do público que pedia para não irmos embora, tivemos de partir para Porto de Mós para continuar a tarde do festival.

Mal chegámos a Porto de Mós tivemos direito a um banho de sol na relva, enquanto uns bebiam café, outros comiam um gelado e outros simplesmente falavam, no fundo um momento de relaxamento para a tarde preenchida que se seguia. Já mais relaxados fomos para a casa do povo, onde as tunas tiveram oportunidade de participar em vários jogos tradicionais, entre eles o jogo das cadeiras, corridas de saco, jogo da corda, etc… Sempre acompanhados ora por desgarradas onde toda a gente era convidada para cantar um fado ora por momentos de improviso musical onde pouco a pouco se reuniam olhares curiosos e ouvidos sedentos de música.















Passou-se assim uma tarde muito animada, acabando com as tunas a jantar na cantina onde o nervoso miudinho e a ânsia de começar o festival propriamente dito aumentavam. Depois do jantar, como mandam as regras, um cafezinho e digestivo, acompanhados por jogos de cartas, jogos arcade, conversas e também piadas.

E a hora de tocar lá chegou, a VicenTuna apresentou-se com as músicas: “Leitaria Garrett”, “Tanto Mar”, “Lisboa só Lisboa” e “Xácara das Bruxas Dançando”, que fizeram sucesso no cine-teatro de Porto de Mós. Queremos deixar desde já o muito obrigado pelos aplausos e pelo carinho que temos recebido pelo nosso público ao longo do país durante este ano, já que este foi o nosso último festival do ano lectivo 2007/2008.

O festival acabou, como de costume com a entrega de Prémios para as tunas a concurso que foram:


Melhor Pandeireta:Tuna de La Universidad De Puerto Rico Arecibo
Melhor Bandeira: ESTATuna
Melhor Instrumental: Tuna de La Universidad De Puerto Rico Arecibo
Melhor Solista: Tum’Acanénica
Melhor Serenata: VicenTuna
Melhor original: VicenTuna
Tuna mais Publico: Tuna de La Universidad De Puerto Rico Arecibo
2ª Melhor Tuna: Tuna de La Universidad De Puerto Rico Arecibo
Melhor Tuna: VicenTuna


A noite e os últimos festejos continuaram na discoteca “Beat” em Leiria, onde foi anunciado o Prémio de “Tuna + Tuna” - Tuna de La Universidad De Puerto Rico, e onde os tunantes tiveram oportunidade de participar no concurso de tuna mais bebedoura e como não podia deixar de ser, dançar p’la noite fora.


O festival acabou com um almoço no Domingo, dia 1 de Junho, para as tunas presentes que depois partiram cada uma para o seu canto do mundo. Ficou a vontade de voltar para o ano…

Muitos parabéns pela organização e um grande obrigado à Instituna pelo convite, pela atenção e pela amizade. Em especial um abraço para os nossos guias – Rita e Bruno! Até para o ano!

18 de maio de 2008

Dia Internacional dos Museus

Foi no passado domingo, dia 18 de Maio de 2008, que a VicenTuna marcou presença na jornada comemorativa do Dia Internacional dos Museus, inserida no evento Entreartes (iniciativa organizada pelo Departamento Sociocultural da Câmara Municipal de Loures).

A actuação, que contou com músicas como "Leitaria Garrett", "Senhora Do Almortão", "Tanto Mar" e "Lisboa Das Cantigas", decorreu numa pequena capela, presentemente inactiva, dentro da Quinta do Conventinho, local onde se encontra o Museu Municipal de Loures, e onde também actuou a Lusitana - Tuna Feminina da Universidade Lusíada de Lisboa.

Após as performances alguns elementos da Tuna juntaram-se ao restante público e desfrutaram, ao ar livre, do espectáculo "A Linguagem Universal da Música - Fado e Hip-Hop".

Agradecimentos à Câmara Municipal de Loures pelo convite e pela tarde bem passada.

9 de maio de 2008

XII Tuna M'Isto

No passado dia 9 de Maio, teve lugar na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa a 12ª edição do Tuna M’Isto, organizado pela escstunis, tuna da Escola Superior de Comunicação Social.

Este ano o tema do Tuna M'Isto foi a Revista Portuguesa. A escstunis deu exemplo do seu tema onde vestiu os seus vários elementos com os trajes típicos da revista portuguesa, um regalo para os olhos dos assistentes ao reverem os coloridos vestidos de grandes saias rodadas, e ouvirem a alegre e cómico discurso satirizando as mais diversas situações do país actual.

No seguimento da iniciativa da escstunis as várias tunas fizeram apresentações e sketches a condizer. Desde a criação de pequenos teatros em palco até à interpretação de músicas conhecidas por todos dos tempos da revista, as tunas mostraram a sua ambivalência nas artes do palco.

Foi com muita satisfação que ficámos a saber que parte dos lucros do Tuna M’Isto iria reverter a favor da causa FORÇA GUI! para mais informações consultar http://www.forcagui.blogspot.com/.

Após o festival houve festa no Teatro Ibérico, situado na Rua de Xabregas, com festa a durar pelo menos até às 6h00, e como não existe convívio a mais entre as tunas, no dia seguinte a escstunis realizou uma churrascada na sua casa, a Escola Superior de Comunicação Social.

As tunas participantes do XII Tuna M’Isto e respectivos prémios foram os seguintes:

TAISCTE – Melhor pandeireta

Tuna Económicas – Tuna mais tuna

Tuna Médica de Lisboa – Melhor solista; Melhor instrumental; 2ª Melhor tuna

VicenTuna – Melhor adaptação ao tema; Melhor porta-estandarte; Melhor tuna


Foi com muito gosto que participámos em mais uma edição deste festival já nosso conhecido há vários anos. A VicenTuna agradece à escstunis pelo convite, e despede-se com o desejo de brevemente nos voltarmos a encontrar!