19 de dezembro de 2009
Jantar de Natal
7 de dezembro de 2009
III ArcaFestuna
Depois de um animado serão num café local com música, moscatel e a nossa tuna afilhada, fomos até ao centro de convívio. Com um espaço pequeno para tanta gente e uma dose de frio considerável, valeu-nos a simpatia das pessoas, a lareira acesa e o porco que assavam no espeto para o jantar das tunas. Durante a espera pelo tostar do porco, não faltaram jogos e desafios entre tunos e caloiros da VicenTuna, que promoveram o convívio e o bom humor entre tunas, organização e gentes da terra.
Depois do jantar, generosamente cozinhado por voluntários de Arneiro de Tremês e arredores, o festival lá arrancou pelas 23 horas. Pela noite fora, as músicas das 5 tunas a concurso e as palmas daquele povo, encheram e aqueceram o centro de convívio. A VicenTuna actuou em último lugar, um pouco fora de horas, mas nem por isso desanimámos em palco. Depois das 5 actuações, e estando todos de parabéns, teve lugar a entrega de prémios, distribuídos da seguinte forma:
Melhor Tuna: VicenTuna
2ª Melhor Tuna: Real Tuna Infantina
Melhor Pandeireta: VicenTuna
Melhor Porta-Estandarte: Estudantina Universitária de Viseu
Melhor Solista: VicenTuna
Melhor Original: Real Tuna Infantina
Melhor Adaptação: VicenTuna
Melhor Instrumental: Real Tuna Infantina
Tuna Mais Mista (interacção vocal entre vozes masculinas e femininas): Real Tuna Infantina
Após o festival, num frio de rachar e pelos recantos de Arneiro de Tremês, deu-se um fenómeno extraordinário. Numa arena de bichos e caloiros da VicenTuna, travou-se uma intensa e acesa guerra de balões, onde a VicenTuna ganhou mais uma Tuno: a Tuno Sinapse Maria.