26 de setembro de 2013

Sessão de boas-vindas aos novos alunos e Ensaio aberto

Para terminar o ciclo de actuações do início do ano lectivo, tivemos as boas-vindas aos caloirinhos da FCUL. Aqui, pudemos ver quantos foram aqueles que escolheram a nossa Faculdade para fazer da sua segunda casa nos próximos anos. Aos que cá estão, boa escolha! Estão na melhor Faculdade do mundo.
Actuámos no auditório do C3 que estava todo aberto, para acolher todos os alunos, os professores e os funcionários da FCUL. Depois de todos os discursos, entrámos ao som de uma ovação e ficámos muito contentes por ver que a VicenTuna tem uma legião de fãs! É muito gratificante ver que somos acarinhados e que as pessoas gostam de nos ouvir.
Tocámos então a nossa Lisboa das Cantigas, a Xácara das Bruxas Dançando e a Madalena. Estas duas últimas músicas foram muito aplaudidas porque estão muito difundidas no seio da nossa Faculdade, são músicas muito queridas e populares.
No fim, pudemos contar com um C3 de pé a cantar os nossos «la la las» e nós em êxtase, claro.


À noite, tivemos o nosso já costumado ensaio aberto. Fazemos este ensaio geralmente no início do ano e convidamos toda a gente a aparecer. A ideia é mostrar como funciona um ensaio da tuna, de uma forma mais leve. Para os mais tímidos que não gostam da pressão de se apresentarem na tuna, este ensaio serve para mostrar o ambiente da tuna e como se preparam actuações. Neste ensaio, ensinámos todos os curiosos a cantar e a tocar a Madalena e, no fim, tivemos a oportunidade de ver nascer um verdadeiro coro angelical. Foi muito divertido e esperamos que todos tenham gostado tanto como nós.
Claro que voltamos a convidar todos os alunos que queiram a aparecer num dos nossos ensaios para aprender mais músicas além da Madalena. Já sabem, 3ª e 5ª às 20h no 3.2.14!
  


25 de setembro de 2013

Boas-vindas aos estudantes internacionais da ULisboa

No dia 25 de Setembro, a VicenTuna foi receber mais alunos estrangeiros. Desta feita, não nos cingimos apenas aos da nossa Faculdade, mas aos de toda a Universidade de Lisboa. Para isto, dirigimo-nos à Aula Magna da  Reitoria da ULisboa, a horas violentíssimas e muito pouco próprias às 9h para dar as boas-vindas a estes estudantes. Foi com muito gosto que vimos uma Aula Magna composta porque isso significa que muitos alunos continuam a escolher a nossa cidade para passar o seu período de Erasmus. Claro que, sabendo onde íamos actuar, fomos com outra vontade e todo o sono passou. Actuar na Aula Magna é sempre uma experiência muito marcante e desta vez não foi excepção. 
Mostrámos a estes alunos o que é uma tuna e as nossas músicas mais populares: Águas do Dão, Venha Vinho e Madalena. 
A seguir a nós, actuou a Arquitectuna, a tuna da Faculdade de Arquitectura da UTL que agora é da nossa Universidade, a ULisboa.
Assim, completamos o ciclo de boas-vindas dos alunos estrangeiros à nossa cidade e reiteramos o convite para aparecerem nos ensaios ou então numa saída nocturna!

20 de setembro de 2013

Actuação na Adega Regional de Colares

Assim que começa, a VicenTuna não pára. Ainda o início do ano está a entrar na engrenagem e eis-nos rumo a Colares. À semelhança do ano passado, a Adega Regional de Colares, convidou-nos para irmos actuar nas suas instalações, musicando a chegada de uns turistas. Este iam à Adega para degustar algum vinho (se há coisa que o português sabe fazer, é receber visitas!) e, enquanto iam chegando, iam ouvindo algumas das mais populares músicas do repertório da VicenTuna. 
Actuámos com todas as nossas músicas representativas da cultura popular portuguesa e ainda algumas originais da tuna.
Mostrámos a estes turistas suíços o que é uma tuna e surpreendêmo-los com o espectáculo de pandeiretas de salto e estandartes. 
Foi um bom pretexto para sair de Lisboa e ir respirar ar puro e sentir o feng-shui de Sintra!


19 de setembro de 2013

Sessão de boas-vindas aos alunos Erasmus da FCUL

A VicenTuna iniciou as suas actuações deste ano lectivo logo na semana em que voltou aos ensaios. Como já é da praxe, fomos receber os alunos estrangeiros da FCUL. Esta actuação teve lugar no átrio de baixo do C3, uma vez que a Faculdade se encontra em obras mas o sítio recôndito não foi desculpa para que não alegrássemos o dia destes novos alunos. Ainda que venham com tempo limitado, também devem ficar a conhecer a tuna da sua Faculdade de acolhimento. Quem sabe não querem juntar-se a uns ensaios e a uns copos e ficar a conhecer este caricato grupo? 
Tocámos as músicas mais populares que já são comuns neste tipo de actuações; música para animar o público e puxar o pezinho de dança.
Os alunos, ainda que não percebam português, percebem a linguagem universal da música e ainda nos acompanharam nos «la la las» da Madalena. Nada mau! 
Pelo meio de uma ou duas piadas científicas, ficámos a saber que temos caloiros comediantes e que o espírito da tuna não tirou férias!
Resta-nos desejar uma boa estadia por Lisboa e pela Faculdade. Quem sabe se não voltamos a encontrar-nos pela noite da cidade? Welcome!



7 de setembro de 2013

Jantar de início do ano 2013/14

Pois é, cá estamos novamente. Como não poderia deixar de ser, a VicenTuna iniciou mais um ano lectivo com um estrondoso jantar. Desta feita, foi ali para os lados do Camões, num restaurante estreante nestas andanças - o Mimosa do Camões.
Os elementos da tuna chegaram a boas horas de contar novidades, invejar com os seus bronzeados e mostrar que o Verão é sempre um bom período para afinar gargantas e guitarras. Assim, começou logo a animação, como se quer, ou não tivéssemos estado o Verão todo a conter a tunantite aguda.
Entre música, animação, jarros que teimavam em aparecer na mesa e caloiros atarefados, comunicaram-se os novos órgãos sociais da VicenTuna para o ano que agora se inicia. Ora então, este ano será assim:

Magistério

Magister - Manel


Vice-magister - Clandestina

Vice-magister - Precisões

Direcção Administrativa

Presidente - LM

Secretário - AB+

Tesoureira - Bagageira

Direcção Musical

 Ensaiadora - Mais ou Menos

Há ainda o Conselho Fiscal que é composto pela Catarina, pela Olívia e pela Smarties. Após o anúncio dos cargos, o jantar continuou e, no fim, fomos obviamente para o Real República de Coimbra, o bar do Bairro que nos acolhe há tantos e tantos anos. Este jantar só pode ser um bom augúrio do ano lectivo que agora começa ou não fosse este o ano em que comemoramos 20 anos! 
A VicenTuna convida todos os novos caloiros (e os outros alunos também, pois claro) a aparecerem nos nossos ensaios. Às terças e quintas-feiras, das 20h às 22h, esperamo-vos no 3.2.14! Venham ver de que é feita a VicenTuna!