Foram nos dias 23 e 24 de Janeiro que a VicenTuna se deslocou à bonita cidade de Portalegre para participar em mais um Portus Alacer. Em plena época de exames foi agradável esquecer o estudo por um bocadinho e espreitar o que nos esperava num fim-de-semana que era há muito aguardado.
Animados logo de início por uma cortina que teimava em não abrir, originando um conjunto de brincadeiras para encher chouriços e, obrigatoriamente um sem fim de gargalhadas, a VicenTuna acabou por actuar para uma plateia esgotada no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre.
Nessa noite de 23 partilhámos o palco com a Tuna Médica de Lisboa, Viriatuna, ForTuna e a tuna organizadora, a EnfTuna – Tuna Académica da Escola Superior de Saúde de Portalegre.
No final, o júri deliberou:
• Melhor Serenata- Tuna Médica de Lisboa
• Melhor Instrumental- ForTuna
• Melhor Solista - Tuna Médica de Lisboa
• Melhor Estandarte - VicenTuna
• Melhor Pandeireta - Viriatuna
• Tuna do Público - VicenTuna
• 2ª Melhor Tuna - Tuna Médica de Lisboa
• Melhor Tuna – VicenTuna
Findo o espectáculo, a animação continuou na discoteca Crisfal onde todos tivemos oportunidade para fazer a tuna brilhar com os nossos dotes de dançarinos e dançarinas. Como sempre, mesmo os apelidados pés-de-chumbo são, na companhia da tuna, os melhores dançarinos do mundo. Já a noite ia avançada quando a discoteca fechou, mas como a larica era já considerável por tanta actividade física extenuante ainda houve tempo para uma visita à padaria, averiguar a qualidade dos pães com chouriço e empadas de tão ilustre cidade.
O dia 24 iniciou-se com o almoço e ainda com o os olhos meio cerrados que isto de levantar cedo custa a todos, seguiu-se o tradicional Passa Calles pelas ruas de Portalegre. Para o final da tarde estavam reservados uns animados jogos tradicionais. Entre as provas de corrida de sacos, gincana e jogo da corda, e apesar de representados ao mais alto nível por elementos que no seio do grupo são tidos como elementos com idade mais invejável, a VicenTuna provou que, enfim "o nosso negócio" é mesmo tocar e cantar.
Retomadas as energias lá voltámos à carga no bailarico que se prolongou pela noite fora. Foi durante este arraial popular que se entregaram mais dois prémios:
• Melhor Passa Calles: ForTuna
• Tuna Mais Tuna: Tuna Médica de Lisboa
Este festival teve um significado especial para a VicenTuna já que assistimos ao regresso a palco de Tunos mais afastados da vida boémia de tunante. Apesar de ter sido por breves momentos, é uma experiência a repetir mais vezes.Um agradecimento especial à Enftuna pelo convite e aos nossos guias pela paciência e amizade com que nos acompanharam ao longo de todo o festival.
Sem comentários:
Enviar um comentário