15 de abril de 2011

Retiro Espiritual 2011

A VicenTuna realizou no fim-de-semana de 15 a 17 de Março mais um Retiro Espiritual, desta vez no Gradil, situado no concelho de Mafra.


Dia 15 de Abril:

Depois de já instalados na antiga Casa Mãe do Gradil, o Retiro iniciou-se com um jantar partilhado, onde cada membro da Tuna trouxe uma iguaria para repartir entre todos, e diga-se que havia comida suficiente para alimentar um regimento e três elefantes adultos. Depois de uma hora, 20 minutos e 70 quilos de comida deu-se lugar ao convívio com muita música e animação. É importante não esquecer que a VicenTuna promove o amor, e este retiro não foi excepção, com a celebração do “matrimónio caloirístico” entre a nossa espia Clandestina Maria Chichinha e o nosso aceitador universal AB+ Manel, presidido pela magnifica Magister DóRéMi Maria. Nojento.

Dia 16 de Abril:

Apesar de a noite de Sexta-feira ter sido longa e emocionante, acordaram todos à hora dos Teletubbies no Sábado, para a caloirada participar num divertido e didáctico (sim, na VicenTuna também se trabalha) workshop musical organizado pelos Tunos. Através de vários jogos, os caloiros divididos em duas equipas puderam treinar aspectos essenciais a um bom desempenho em palco como a postura ou a afinação. No final, os elementos da equipa vencedora receberam as emblemáticas fitas azuis para serem colocadas no seu instrumento, representando a ligação à nossa faculdade. Findada a workshop foi o almoço ou, por outras palavras, continuação do jantar de Sexta-feira (já foi dito que a comida de Sexta-feira chegava para um regimento e três elefantes adultos?).
Já de barriguinha cheia, tomou-se um digestivo e tocaram-se umas modinhas no café local, aproveitando-se o resto da tarde para ensaiar um novo tema musical da VicenTuna a estrear brevemente num palco perto de si.
Após muitas horas de árduo trabalho a fome já apertava! Para o jantar houve um delicioso esparguete à bolonhesa preparado pelos caloiros, que deram o seu melhor para apagar da memória dos Tunos a infame salada russa do último retiro.
De seguida, a Tuna rumou ao largo da Junta de Freguesia, onde actuou para a simpática população do Gradil, que tão bem nos recebeu e entusiasticamente assistiu à interpretação de algumas músicas do nosso repertório. Antes de regressar ao nosso quartel-general, a VicenTuna ainda foi brindada com um pequeno manjar gentilmente oferecido pela Junta de Freguesia do Gradil, aproveitando também para tocar mais umas modinhas, depois de bem lambidos os dedos.
Já no alojamento, a tuna teve direito a uma deliciosa poncha da Madeira, preparada com mestria e gentileza pelos pais do nosso bicho Vanessa. A animação continuou pela noite dentro com os elementos da tuna a participarem no “Música Maestro”, uma divertida competição musical preparada pela Tuno Smarties que pôs à prova o talento, conhecimento musical e capacidade de encontrar coelhos de chocolate dos Vicentes.

Dia 17 de Abril:

No Domingo, munidos dos nossos aventais e facas, os caloiros entraram na cozinha do inferno do Tuno Puto. Ao mais puro estilo do “Hell’s Kitcken” tivemos de preparar um almoço gourmet para toda a tuna. A competição foi renhida, com os caloiros AB+ Manel e Atchim Pivélio a sobreviverem às sucessivas eliminações e a disputarem o tão desejado prémio constituído por uma deliciosa cebola e uma espectacular garrafa de aguardente. Após a avaliação dos pacientes e corajosos membros do júri, o Caloiro Atchim foi declarado vencedor (diga-se que foi literalmente por um caroço de azeitona)!
Depois das arrumações e antes de regressarmos a Lisboa, visitamos as instalações da Casa Mãe do Gradil. A VicenTuna teve a oportunidade de agradecer a cedência do fantástico espaço onde estivemos alojados e de fazer uma pequena doação a esta instituição de solidariedade social.

Queremos agradecer à Casa Mãe do Gradil por gentilmente nos ter cedido as suas antigas instalações, à Junta de Freguesia do Gradil e à população do Gradil pela enorme simpatia com que nos recebeu.


Post por:
- Tuno Puto;
- Caloirada Vicente.

Sem comentários: