19 de dezembro de 2009
Jantar de Natal
7 de dezembro de 2009
III ArcaFestuna
Depois de um animado serão num café local com música, moscatel e a nossa tuna afilhada, fomos até ao centro de convívio. Com um espaço pequeno para tanta gente e uma dose de frio considerável, valeu-nos a simpatia das pessoas, a lareira acesa e o porco que assavam no espeto para o jantar das tunas. Durante a espera pelo tostar do porco, não faltaram jogos e desafios entre tunos e caloiros da VicenTuna, que promoveram o convívio e o bom humor entre tunas, organização e gentes da terra.
Depois do jantar, generosamente cozinhado por voluntários de Arneiro de Tremês e arredores, o festival lá arrancou pelas 23 horas. Pela noite fora, as músicas das 5 tunas a concurso e as palmas daquele povo, encheram e aqueceram o centro de convívio. A VicenTuna actuou em último lugar, um pouco fora de horas, mas nem por isso desanimámos em palco. Depois das 5 actuações, e estando todos de parabéns, teve lugar a entrega de prémios, distribuídos da seguinte forma:
Melhor Tuna: VicenTuna
2ª Melhor Tuna: Real Tuna Infantina
Melhor Pandeireta: VicenTuna
Melhor Porta-Estandarte: Estudantina Universitária de Viseu
Melhor Solista: VicenTuna
Melhor Original: Real Tuna Infantina
Melhor Adaptação: VicenTuna
Melhor Instrumental: Real Tuna Infantina
Tuna Mais Mista (interacção vocal entre vozes masculinas e femininas): Real Tuna Infantina
Após o festival, num frio de rachar e pelos recantos de Arneiro de Tremês, deu-se um fenómeno extraordinário. Numa arena de bichos e caloiros da VicenTuna, travou-se uma intensa e acesa guerra de balões, onde a VicenTuna ganhou mais uma Tuno: a Tuno Sinapse Maria.
18 de novembro de 2009
27th Mustelid Colloquium
Esta actuação realizou-se no átrio do C3 e contou com uma audiência, que apesar de ser de várias nacionalidades, aderiu e mexeu-se ao som das músicas que tocamos.
Logo a seguir a esta actuação fomos ver a nossa selecção vencer a Bósnia e a qualificar-se para o Mundial 2010 na África do Sul.
Foi assim um final de tarde agradável onde se conjugaram duas das coisas que mais gostamos: Música e Ciência (ah, e golos da selecção nacional!).
11 de novembro de 2009
Festa do Magusto - pós-festa
No final da actuação, como prometido, foram distribuídas as regalias aos fiéis espectadores: bifana para repôr energias, imperial (ou sumo, ou água) para refrescar a garganta seca de tanto cantar, e castanhas assadas para comer ou, simplesmente, para aquecer as mãos caso as palmas não tivessem surtido efeito. Mesmo de boca cheia ou de copo na mão, as guitarras e as vozes trautearam canções familiares que alegraram todo o serão.
Para os mais inibidos e/ou friorentos houve também convívio à volta das brasas do assador de castanhas (quão nobre lume mantido aceso até ao final da festa!), bem como no bar (quão nobre barril que insistiu em acabar…).
Resta-nos apenas salientar que:
Se és boa pessoa e não bates em caezinhos
ou coelhos ou bebés ou koalas ou gatinhos
Se não os metes em batedeiras para ouvir os seus gritinhos
VEM P'RA TUNA
Vá AB+, não fiques triste... Para o ano há mais :)
7 de novembro de 2009

Apesar da fraca afluência (mas boa), foi com muito gosto que tocámos e animámos o auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa. Nesta actuação um pouco mais intimista do que estamos habituados, levámos a palco os temas “Xácara das Bruxas Dançando”, “Sozinho”, “Lisboa das Cantigas”, “Tanto Mar”, “Leitaria Garrett” e “Madalena”.
Após a actuação, porque afinal a festa não acaba aí, juntámo-nos no átrio da entrada onde nos divertimos a tocar, cantar e conversar. Pouco depois da nossa actuação também pudemos dançar ao som dos Dj’s convidados para o festival e contar com a amabilidade da organização que nos ajudou a saciar a nossa sede (de diversão sóbria). Muito obrigado à AAUL pelo convite e até à próxima!
6 de novembro de 2009
Festa do Magusto - 11 Nov. 2009
30 de outubro de 2009
Mega Festa do Caloiro 2009
Foi na noite de 30 de Setembro que os Vicentes se concentraram junto à barraquinha da AEFCL, preparando a actuação que começou por volta das 21h.
O público foi-se aproximando e animado bateu palmas e cantarolou algumas das músicas mais conhecidas do nosso repertório como a "Lisboa das Cantigas", a "Leitaria Garret" ou o grande clássico, "Madalena".
Terminada a actuação, os Vicentes juntaram-se à animação e confusão típica do evento, entre imperiais, muitos encontrões e muito espírito académico.
23 de outubro de 2009
I Bandulho – Jantar de Tunas Mistas de Lisboa
Boa comida, ainda melhor bebida, música que todos tão bem conhecemos e, claro, uma companhia extremamente agradável, foram peças essenciais que contribuíram para o enorme sucesso que foi esta iniciativa da qual a VicenTuna fez parte.
Juntámo-nos à Tuna Médica de Lisboa, à ForTuna, à VeTuna, à Tuna Económicas, à ESCSTunis, à ArquitecTuna, à Tuna ApocalISCSPiana, à TEL, e a tantas outras e o divertimento prevaleceu.
Foi com um enorme gosto que a VicenTuna participou na organização desta pequena festa e fez questão de aproveitá-la. O convívio foi enriquecedor a todos os níveis, conhecemos imensas pessoas, o respeito pelo trabalho das nossas colegas tunas aumentou sem dúvida, e reforçaram-se laços, principalmente isso.
Assim, um mar negro de capas e trajes acompanhado de diferentes instrumentos, acordes e vozes distintas, juntou-se em uníssono para inundar o Cais de Sodré com a animação que tanto nos caracteriza.
Desde o jantar com as cantorias do costume e as nossas queridas “Águas do Dão”, à festarola com uns passinhos de dança (e não é que as tunas têm jeito?), passando pela curiosidade de contactar com outras pessoas… podemos dizer, com certeza, que espírito não faltou e o nosso trabalho foi recompensado ao ver que as pessoas gostaram e se divertiram, acolhendo inclusive outras de fora que vieram para ajudar à festa.
Não poderíamos deixar de falar do quão bem servidos fomos pelo Bar Real República que não deixou, em momento algum, que morrêssemos de sede. Tal como prometia o nome do próprio evento, nós comemos fora e ficámos de barriga cheia. E para o ano, vemo-nos lá outra vez.
22 de outubro de 2009
Jantar COPA DEGGE-DF
Neste jantar tão especial para os caloiros, pois trocavam as orelhas grandes de bichos pelas tarefas para com os padrinhos enquanto caloiros, a VicenTuna tocou e encantou, juntando-se ainda ao brinde de que tudo de bom e do melhor surja no percurso da vida académica destes novos caloiros, ainda nos seus passos de bebé pela faculdade. Quem sabe, alguns deles até pela VicenTuna.
O nosso obrigado à COPA pelo convite para estarmos presentes.
24 de setembro de 2009
Jantar do caloiro de Biologia



Jantar do DQB
Como sempre muita boa disposição e umas quantas cervejas à mistura (mas nada de partilhar copos não fossem contrair o infame vírus da Gripe A) originaram uma óptima recepção por parte dos caloiros e dos outros elementos que aí se encontravam. Um leque variado de músicas foi tocado para deleite dos presentes, com o auge da noite a ser atingido aquando a VicenTuna tocou a já tão célebre música no departamento residente: a Lula, onde todo o público vibrou. Após uma actuação que deixou todos com sede para mais, os membros da VicenTuna, boas pessoas como são, foram saciar essa sede com mais uma músiquinha e umas quantas cervejas “cravadas” aos presentes.
15 de setembro de 2009
Nova direcção
A VicenTuna está de volta para mais aventuras com muita diversão e ainda mais música. Pairam no ar muitos projectos, muitos sonhos e o que não falta é a vontade para concretizá-los.
Queremos dar as boas vindas aos novos alunos da FCUL e desejar a todos a melhor sorte para este ano lectivo, em especial aos nossos amigos que nos têm acompanhado e apoiado durante todos estes anos sem esquecer os nossos afilhados, a Real Tuna Infantina.
E agora só nos resta apresentar a nossa nova direcção:
Para todos os que queiram fazer parte desta experiência académica única, venham ter connosco! Ensaiamos às terças e quintas das 20h às 22h. Vemo-nos pela faculdade =)