28 de maio de 2016

XIII FITUMIS

E como não podíamos terminar o ano descansados, chegou o tão esperado último festival, carregadinho de emoções fortes e muita diversão e animação. Infelizmente, devido ao S. Pedro, não pudemos actuar no Castelo de Porto de Mós, algo que muitos de nós nunca tinham experimentado. Ainda assim, o festival correu muito bem e esperemos que haja mais como este.
Para os mais bravos, o festival começou na quinta-feira, mas para os restantes vicentes começou no dia 27 de Maio. O XIII Fitumis, o festival da Instituna, contou com a nossa presença, a Tu Na D'ESTES de Coimbra, a TUSALD de Castelo Branco e a Estudantina Universitária de Viseu.
As serenatas decorreram na biblioteca Afonso Lopes Vieira em Leiria. Depois da actuação, tivemos o rally tascas que se prolongou por umas boas horas.
No Sábado, ora com chuva ora com sol, acordámos e fomos participar nuns jogos tradicionais (carrinho de mão, jogo do puxa a corda, entre outros...) num parque perto do alojamento. Como tínhamos autênticos espartanos e espartanas, lá vencemos as outras tunas, arrecadando o prémio.






Após o jantar, dirigimo-nos para a Casa do Povo de Porto de Mós para dar início ao espectáculo.
Entre Bruxas y Misterio, tocámos outras 4 músicas: Lisboa das Cantigas, Leitaria Garrett, Mar Desconhecido e Senhora do Almortão.
No fim da actuação da tuna da casa, ficámos a saber que tínhamos recebido os prémios de Melhor Serenata, Melhor Pandeireta, Prémio de Jogos Tradicionais e Melhor Tuna.
Que maneira tão boa de terminar o ano! 
Obrigada, Instituna, pelo convite e esperamos voltar a ver-vos em brevemente, seja em Porto de Mós, seja em Lisboa.

Sem comentários: