31 de outubro de 2008

O que é feito... da Patricía Represas


Como entraste para a VicenTuna?

Não sei como entrei. Foi um pouco como todos os outros.. Fui lá ver como era, gostei e fiquei. O segredo não está em entrar, mas sim em ficar. Quando vim para a Tuna estava curiosa em saber como isto era e acabei por juntar-me a um grupo que queria trabalhar e produzir algo mais. Na altura, isso era raro pois havia muita gente nos ensaios e muitos estavam ali só para tocar Pearl jam ou apenas para descontraírem um bocado.

E o que aprendeste cá?

A tuna tem a componente musical que é óbvia e faz necessáriamente parte da aprendizagem.Mas, essencialmente, aprendi a lidar com pessoas, a aceitar opiniões e ganhei calo em experiência organizativa. Como foi a tua vida na Tuna?Foi acima de tudo uma grande experiência de vida.Mas para isso acontecer, tens de viver, aplicar-te na tuna, "dar o couro e o cabelo"...e logo que te agarras, crias uma forte ligação emocional que não consegues destruir. É quase como um filho...dás tudo o que tens e não tens e não consegues separar-te dele.
E a vida no curso?

O curso correu mal...Fiz o curso em Fisica em 7 anos quando devia ter feito em 5. Porém, em relação à media, esta é semelhante à dos meus colegas. Muitas vezes deixei coisas pela Tuna. Lembro-me que havia sempre um teste que todos os anos calhava no fim-de-semana do Celta, um festival de Tunas em Braga. E todos os anos eu faltava ao teste e ía a exame. Mas acabei por fazer a cadeira e vendo bem, não me saí assim tão mal nestes anos todos.

O que fazes agora?

Bem,estou à 15 anos na FCUL..Acabei a Licenciatura, fiz Mestrado e agora estou a acabar o Doutoramento em Física. Sou casada, tenho 2 filhos e actualmente não tenho tempo para muito mais. Para o Futuro penso em candidatar-me a uma bolsa de Pos-Doc.

Como é que a Tuna te influenciou no modo de estar e na vida em geral?

No dia a dia, a tuna continua a influenciar-me. É uma tanga dizer que quem anda na tuna não acaba o curso.. A questão é que acaba por fazê-lo e ainda se diverte, mas claro que é preciso saber conjugar as 2 coisas: o divertimento e o estudo. Além de tudo o que já disse, a Tuna dá bagagem para tudo, desde saber cumprir regras e moldar-nos a elas. Adquire-se uma maior facilidade na relação inter-pessoal, a respeitar e a ser respeitado pelos outros e algo muito importante: a saber trabalhar num grupo.

1 comentário:

achasprafogueir@ disse...

Sim senhora! Como "afundador" apoio tudo o que disseste, ó Patricia. Bem haja! Beijos e abraços, Ricardo Pereira