11 de maio de 2010

Nos passados dias 6 a 11 de Maio, a VicenTuna – Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, deslocou-se à Federação da Rússia para participar no "10th International Folk Festival RED HILL" em Bryansk. Foi a primeira vez que uma Tuna Académica Portuguesa actuou em solo russo e logo tivemos o privilégio de contactar também com participantes de várias partes do globo – Rússia, Azerbaijão, Bielorrússia, Mongólia, China, Moldávia, Guiné-Bissau, entre outros países. A VicenTuna actuou com garra e brio académico, contagiando de alegria e música todos os que participaram neste prestigiado festival internacional de música tradicional.A música é uma linguagem verdadeiramente universal que aproxima as culturas e as pessoas. Com este espírito, adaptámos alguns momentos do nosso espectáculo para uma maior interacção com público e assim conseguir gerar uma maior proximidade. Para além de participar nos workshops sobre artesanato, música e instrumentos de vários países, demos um workshop sobre música tradicional portuguesa, músicas e instrumentos usados pelas tunas portuguesas, incluindo também uma simulação de um ensaio típico da VicenTuna. A recepção tanto do público como dos outros grupos participantes à música, alegria e espírito da VicenTuna foi extraordinária. Fomos muito bem acolhidos e acarinhados, quer nos palcos quer ao passar numa qualquer rua da cidade. Foi uma experiência muito enriquecedora, como se pode constatar pelos comentários de alguns dos nossos elementos:
“Foi uma oportunidade única de estar em contacto com uma cultura diferente, a nível musical e social, de ver uma comunidade única, que respeita e dá valor à sua cultura e história, e de aprender a dar valor a certas comodidades que assumimos como básicas.”
“A experiência de comunicar com outras pessoas apenas através da música e da linguagem corporal, dado que quase ninguém falava inglês, foi das experiências mais enriquecedoras da minha vida. O espectacular foi a forma como toda a gente ultrapassou a barreira da linguagem com a maior das facilidades e simplicidade. Fizemos muitos amigos, deixámos a imagem de um povo amigável e civilizado e trouxemos a mesma imagem deles.”
Agradecemos a todos os que tornaram possível esta expedição, em especial à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa pelo apoio financeiro. Sem a vossa ajuda não teria sido possível aproximar os dois países europeus geograficamente mais afastados. Gostaríamos de lá voltar um dia mas gostaríamos acima de tudo de continuar a incentivar o interesse pela cultura portuguesa por esse mundo fora, divulgando a nossa Faculdade e a nossa Universidade. Fez-se história…
Saudações académicas,

P’la VicenTuna
Pedro Silva – Magister

Sem comentários: