21 de novembro de 2012

Dia internacional da FCUL


No dia 21 de Novembro, a nossa Faculdade realizou o Dia Internacional da FCUL, mais uma iniciativa cujo objectivo era fazer os novos alunos sentirem-se bem recebidos neste país e nesta sua nova casa. Contudo, desta vez, tratavam-se de uns alunos muito especiais: os estudantes Erasmus que escolheram a nossa Faculdade para passar aquele que será possivelmente o período mais alucinante das suas vidas académicas. Como não podia deixar de ser, a VicenTuna marcou presença para mostrar aos alunos estrangeiros que em Portugal a vida académica está muito presente, tem muita tradição e também pode ser vivida sob a forma de uma tuna. Animámos o convívio com músicas tradicionais portuguesas, o vulgo arrebimba-o-malho, intercalando-as com uma breve explicação sobre de que cada uma tratava. As temáticas não variam muito, não fossemos nós amantes da vida boémia, mas os novos alunos vibraram com o nosso entusiasmo e presença. Deram ao pezinho e partilharam da alegria e calor que apenas os convivas mediterrânicos já conheciam.
De seguida, jantámos na cantina velha, uma oferta muito simpática da FCUL enquanto metemos conversa com estes novos alunos. Tudo em inglês, francês ou espanhol (ou portunhol, vá, que esta tuna é tuna de poliglotas!).
Após o jantar, procedeu-se a um ritual que, apesar de ser bastante corriqueiro para quem já está na tuna há uns tempos, nunca deixa de ser emocionante, em particular para o visado. Após a sua subida a palco no XII S. Vicente, o caloiro Rebolation foi finalmente baptizado. Para tal, dirigimo-nos à Praça do Rossio, local tão simbólico para todos os lisboetas e baptizou-se o mais recente caloiro numa das fontes que nos dias de Verão refrescam os turistas mais audazes. O Rebolation escolheu para madrinha a Pipoca, madrinha de primeira viagem!
Após o tradicional beija-mão, fomos finalmente para o descanso dos justos, o que em linguagem de tuna só significa uma coisa: subir o Bairro Alto rumo ao Real, o nosso bar de sempre onde ficámos até o Sol raiar.
Agradecemos o convite da FCUL pela confiança depositada em nós para animar estudantes vindos dos quatro cantos da Europa e em particular ao Gabinete de Relações Internacionais!

Sem comentários: