22 de abril de 2012

XV Real FesTA

Uma vez mais, e cumprindo a tradição, a VicenTuna teve a honra de participar na XV Real FesTA, nos dias 20, 21 e 22 de Abril. Ainda no rescaldo do fim-de-semana passado, rumámos a Leiria para prestar tributo a D. Dinis, o Trovador. Desta vez, tivemos que nos subordinar ao tema «As Raízes Lusitanas».

O festival começou logo na sexta-feira com uma solene serenata à Linda Leiria, no Mercado. Apesar da chuva, o público aderiu em massa a este momento. De seguida, deu-se início ao já costumado rally tascas, em que pudemos ter contacto com algumas das tascas mais tradicionais (e outras nem tanto) de Leiria.
No dia seguinte, depois de sermos oficialmente recebidos na Câmara Municipal de Leiria, houve um passa-calles algo inusitado. Parte do percurso foi feito, devido à chuva, dentro de um centro comercial de Leiria. Isso mesmo, sobe escadas rolantes, desce escadas rolantes, virou, dá a volta ao centro e volta a subir escadas. Tudo isto sempre, claro, dando o ar de nossa graça fazendo aquilo que melhor sabemos: cantando e encantando.

À noite, o espectáculo teve lugar no enorme e majestoso Teatro José Lúcio da Silva e contou, para além da VicenTuna, com a presença da EnfTuna, da Iscalina e da nossa vizinha TAISCTE.

Depois dos tão necessários e típicos aquecimentos de voz, afinações de instrumentos e alguma pep talk, estávamos prontos para subir a palco e, como se costuma dizer, curtir milhões. É sabido que no que toca a divertimento, a VicenTuna não desilude pelo que foi muitíssimo agradável ver o público a responder com entusiásticos aplausos ao longo de toda a actuação.

Depois de actuações muito marcantes, o júri deliberou de que forma os prémios seriam entregues. À VicenTuna coube o merecido prémio de Melhor Pandeireta e ficámos todos em êxtase, em particular porque há novos esquemas que, assim parece, continuam a demonstrar a qualidade da VicenTuna.

Diz a sabedoria secular Vicente que «depois de um grande festival, uma grande festa» e assim foi! Esta decorreu no Estádio Magalhães Pessoa e durou até o Sol raiar.
Deixamos, por fim, uma palavra de apreço à Tum’Acanénica e um agradecimento pelo convite e por um fantástico fim-de-semana cheio de animação!

Sem comentários: