8 de julho de 2013

Inauguração do Auditório da Cantina Velha

Apesar de já estarmos em período de férias, se a nossa casa precisa e solicita a nossa presença, nós juntamos uns quantos resistentes e lá vamos animar eventos para os quais somos convidados. Desta vez, foi a inauguração do auditório da Cantina Velha. De certeza que todos os alunos que frequentam a emblemática cantina já ali tinham passado e se tinham questionado sobre o que seriam aquelas obras que ali estiveram durante os últimos meses. Pois bem, esteve a decorrer a restauração do antigo auditório que datava já dos anos 60 e que foi palco de alguns dos momentos mais importantes da crise estudantil de '62. Esteve fechado durante muitos anos porque deixou de oferecer as condições de segurança básicas para que lá se pudessem reunir alunos e docentes em actividades culturais. Assim sendo, e aproveitando o embalo das comemorações da fusão, foi todo renovado e reaberto à comunidade da UL. E em boa hora! Espaços onde se possam levar avante actividades que exponham o núcleo cultural da UL nunca são demais.
Para assinalar o momento, a VicenTuna teve todo o gosto em tocar para as principais figuras da direcção da UL, entre elas o Reitor, o Vice-reitor e os Pró-reitores, algumas das músicas do seu repertório. Assim, fizemos a nossa actuação com Leitaria Garrett, Lisboa das Cantigas e Xácara das Bruxas Dançando. A par da VicenTuna também o Coro da UL, o grupo de dança e a Tuna Médica de Lisboa (gralha corrigida, TML! Perdoem a desventurada autora.) fizeram um interregno nas suas merecidas férias para prestar a devida homenagem a todos quantos acharam que era importante comparecer neste momento. 
Seguidamente, pudemos ter um breve convívio no jardim da Cantina Velha, finalizando assim a cerimónia de reabertura do auditório que será, seguramente, tão importante e tão utilizado como já foi outrora. Quem sabe se a VicenTuna não volta a pisar aquele palco?


Sem comentários: