7 de fevereiro de 2013

Retiro Vicente 2013

No fim-de-semana de 8, 9 e 10 de Fevereiro, a VicenTuna fez a sua primeira actividade deste segundo semestre. E que melhor forma de começar um semestre que se adivinha cheíssimo se não com um retiro Vicente? Há já alguns anos que a VicenTuna tem esta iniciativa de guardar três dias inteiros para se fechar numa casa atrás do sol-posto e fazer nada mais que ensaiar, limar arestas, conviver e estreitar relações. Este ano não foi excepção e elegemos a Casa-Mãe do Gradil, em Mafra, para nos isolarmos e dedicarmo-nos por inteiro à música e ao convívio, enfim a ser tunante!
Sexta-feira começámos logo com um ensaio pela noite fora que depois se tornou num convívio alargado, onde se contaram histórias, se tocaram modinhas e se compuseram novos hits alusivos a alguns membros da Tuna.
O dia de sábado começou pela fresquinha (e se estava fresco!) com mais ensaios, com breves paragens para repor energias e apanhar um bocadinho de Sol. Estes ensaios são muito importantes porque podemos dedicar-nos a pormenores durante mais tempo e trabalhar os problemas um a um. Assim, a Tuna prospera e torna-se melhor, já que todos sabemos que the Devil is in details
A meio da tarde, fomos entregar às habitantes da Casa-Mãe todas as provisões que recolhemos na Tuna e na Faculdade. Aproveitamos para agradecer a toda a comunidade FCULiana a adesão a esta campanha e por nos terem ajudado a ajudar estas jovens em risco. Este donativo foi não só da VicenTuna, mas da FCUL em peso.
À tardinha, fizemos uma pausa e fomos alegrar, com uma actuação no jardim, as gentes da pitoresca freguesia do Gradil que estavam muito animadas com a nossa presença na terra. Por ser Carnaval, havia muita gente mascarada o que deu um ar algo caricato ao nosso público. 
Depois de uma breve troca de palavras com o animado Presidente da Junta, voltámos para casa e ensaiámos mais um bocadinho. 
Tendo dado por terminados os ensaios deste retiro, os caloiros foram preparar o que se adivinhava um manjar dos deuses para que os estimados Tunos pudessem jantar. Canapés e digestivos nem vê-los, por isso tivemos que nos contentar com um delicioso bolo/tarte/doce/? (assim meio indefinido) de bolacha.
Por fim, prolongámos a noite até de manhã com muita música, guitarradas, dança e alegria. 
No dia seguinte, depois das necessárias limpezas, voltámos à vida de todos os dias, restabelecidos e com muita motivação para fazer deste um semestre a relembrar!
No entanto, nunca é demais agradecer à Casa-Mãe do Gradil que tão bem nos recebeu, oferecendo-nos todos o conforto e ajuda naquilo que precisámos. Até para o ano!

Sem comentários: