22 de fevereiro de 2013

XIV ForTuna

O XIV ForTuna, festival organizado pela ForTuna, a Tuna Académica da Nova School of Business and Economics, decorreu nos dias 22 e 23 de Fevereiro e comemorou os 20 anos desta tuna! Foi com muita alegria e honra que a VicenTuna aceitou o convite para participar neste grandioso festival, onde concorreu com algumas das melhores tunas mistas do país: a escstunis, a EnfTuna e a Tuna Económicas. Extra-concurso, pudemos ainda ver a TAISCTE e a JurisTuna, madrinha e afilhada da ForTuna, respectivamente.
O espectáculo teve lugar no Villaret e, tendo sido a primeira vez que a VicenTuna actuou neste palco, ficámos muito contentes por ver a casa esgotadíssima e toda a gente com muita vontade de festejar o aniversário da ForTuna da melhor forma, aludindo aos Loucos Anos 20 (ou seria 20 anos?).
Actuámos com a força característica da VicenTuna e, enquanto íamos contando a história do bisavô de um dos nossos tunos, o ex-combatente Tobias e a sua história de amor tórrida com Geraldina, tocámos a nossa Lisboa das Cantigas, Fuga y Mistério, Mar Desconhecido, 4 Caminhos e, por fim, a explosiva Xácara das Bruxas Dançando. Tudo isto não aconteceu, contudo, antes de passarmos a palco a nossa mais recente caloira, a Isabela! Assim ganhámos mais uma flauta e uma soprano na formação.


Posto isto, arrecadámos os prémios de Melhor Solista e Melhor Tuna! Ficámos todos muitos contentes e isto set the mood para a pós-festa que decorreu no Botequim do Rei, no muito central Parque Eduardo VII. 
Durante esta noite, procedemos ainda aos baptismos dos dois recentes caloiros, o Haddock e a Isabela, que escolheram a DóRéMi e o AB+ para madrinha e padrinho, respectivamente. Assim nasceram Haddock Manel e Favela Maria! 



O dia seguinte começou pelas ruas de Campolide, com o já afamado pasacalles a que a ForTuna nos tem habituado ao longo dos anos. Neste pasacalles, as tunas vão percorrendo as ruas de Campolide, entrando nos cafezinhos e outros estabelecimentos e cantando em troca de bebida. Também parámos em diversos postos, onde tivemos que prestar provas da nossa capacidade de mimar palavras alusivas aos anos 20, adivinhar músicas e mesmo pôr à prova a nossa capacidade de coordenação de movimentos. Tudo apropriado a uma Tuna!
Depois de um jantar na Junta de Freguesia de Campolide, seguimos para o Conservatório para uma noite de serenatas. Cantámos o nosso Sozinho, de Caetano Veloso, que, devido ao ambiente harmonioso que a sala nos incutia, saiu com um sentimento extra. As serenatas foram muito bonitas e todas as tunas estão de parabéns.
Dali, subimos a rua e fomos para o BE Bairro Alto, um bar algo exclusivo onde dançámos até de madrugada. Por entregar tinham ficado os últimos 3 prémios: Tuna Mais Tuna, Melhor Pasacalles e Melhor serenata. Foi com muito orgulho que a VicenTuna recebeu o de Melhor Pasacalles.
Parabéns, ForTuna, foi uma honra poder partilhar este momento tão especial convosco e cá nos veremos nos próximos 20 anos!


Sem comentários: