25 de maio de 2013

XV ApocalISCSPiano

E eis que chegou a última actuação deste ano lectivo. Um ano lectivo e pêras, podemos mesmo dizer. Fizemos uma viagem à terra dos canivetes, formámos uma catrefada de caloiros novos e ainda pusemos duas músicas novas em palco. Um ano em cheio! Assim, nada melhor para comemorar este marco do que um épico ApocalISCSPiano que já nos habituou, em anos anteriores, que há poucos sítios melhores para fazer uma festa de tunas que o Alto da Ajuda. E porquê? Primeiro, por causa da vista sobre o rio e a ponte. Depois, porque não há literalmente forma de sair de lá antes da madrugada que é quando a Carris começa a funcionar. Assim, garantem que ninguém abandona a festa antes das 6h30 da manhã. Bem jogado, Magna Tuna ApocalISCSPiana! 


Este foi o seu 15º encontro de tunas, foi no dia 25 de Maio e contou com a presença, além da VicenTuna, da TAL, da escstunis e da TMIST. Começou de tarde e entre caldos verdes, sangria, bifanas e campeonatos de beer pong (essa modalidade em que a VicenTuna é rainha), lá chegou a hora do espectáculo e fomos assistir ao início do mesmo que pretendia comemorar com pompa e circunstância os 20 anos da MTA. 20 anos é muito tempo, mas é sempre bom ver que as tunas estão cá para as curvas e que não deixam nunca de apoiar e prestar homenagem umas às outras.


O espectáculo começou com a actuação da MTA, depois foi a vez da escstunis, seguida da TMIST. Após o intervalo, actuámos nós com a folia e nostalgia típica de quem sabe que é a última actuação durante uns tempos. Fizemos a nossa homenagem ao tema do encontro, esse grande marco na cultura portuguesa - o bigode. Isto tudo enquanto tocámos Lisboa das Cantigas, Fuga y Mistério, Mar Desconhecido, 4 Caminhos e Xácara das Bruxas Dançando. 
A seguir à actuação da TAL, a MTA fechou o espectáculo levando todos os seus membros a palco, mesmo aqueles que já não estão activos, mostrando como se faz uma tuna, todo o esforço e todas as gerações.


A festa - que teve como mote o tal bigode - que se seguiu terá que ficar na memória daqueles que lá estiveram e guardada entre as paredes do ISCSP. 
Parabéns MTA e que venham mais 20 anos e mais encontros como este. Até para o ano!

Sem comentários: