31 de maio de 2014

XII Fitumis

O último festival deste semestre chegou veloz e nós expectantes. Há muito tempo que ouvíamos que «epa tocar no castelo de Porto de Mós é que é!» e andávamos a ver quando é que o dia chegaria. Pois que chegou. No dia 30 de Maio lá fomos nós para Leiria - VicenTuna vai a Porto de Mós. Sexta-feira chegou e com ela chegou o XII Fitumis, o festival da Instituna, que contou, para além de nós, com os nossos afilhados - Real Tuna Infantina, com a EnfIn Tuna e com a Quantunna.
Fomos para Leiria à boa moda portuguesa - meeeeesmo em cima da hora  - e lá fizemos as serenatas em que encantámos com Pomar das Laranjeiras. A seguir, rally tascas protagonizado pelos nossos tunos e dormir que isto é tudo gente de idade que não aguenta grandes ramboiadas. 


No sábado, acordámos frescos e fomos presenteados com uma sessão de jogos tradicionais organizados pela Instituna onde pusemos à prova a capacidade saltar a duas cordas, corridas de carrinhos de mão, malha entre outros.



Jantámos na escola secundária de Porto de Mós e dirigimo-nos, por fim, para o castelo. Como bom castelo que é, fica lá bem no alto da colina e lá se formou um carreiro de trajados e instrumentos às costas.
E as expectativas não foram defraudadas: o castelo é, de facto, mágico. Eles tinham razão. A noite estava muito agradável e foi com agrado que esperámos que actuassem as duas primeiras tunas. A seguir, entrámos nós e fizemos algo inédito: seis músicas em palco. Se é para terminar o ano, que seja em grande a tocar tudo aquilo que gostamos. Custa-nos sempre escolher umas músicas em detrimento de outras e, assim, conseguimos tocar mais e melhor. Entrámos com Senhora do Almortão, depois 4 Caminhos, Fuga y Mistério, Mar Desconhecido, Lisboa das Cantigas e, para terminar, Xácara das Bruxas Dançando.
  
 No fim, depois de vermos todas as tunas, ficámos a saber o veredicto do júri e ficámos a saber que arrecadámos os prémios de Melhor Porta-estandarte e o almejado Melhor Tuna! Que maneira tão boa de terminar o ano! Ficámos ainda a saber que ficámos automaticamente convidados para participar no festival no próximo ano. Nada mau!
Obrigada, Instituna, pelo convite e esperamos ver-vos brevemente em Porto de Mós ou em Lisboa.

Sem comentários: