A meio da tarde chegamos a Abrantes e, depois de nos instalarmos na Pousada da Juventude da cidade, dirigimo-nos às imediações da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes onde aguardámos ansiosamente pela chegada da Real Tuna Infantina, a nossa Tuna Afilhada, que também participou no festival. Até à hora do jantar estivemos juntos, uns aproveitando para matar as saudades, já que as duas Tunas não se reuniam há já alguns meses, outros tentando conhecer os elementos novos. Sem dúvida que a chegada da Real Tuna Infantina tornou Abrantes ainda mais acolhedor. Jantando lado a lado, o convívio continuou noite fora e foi alargado às restantes Tunas que participaram no festival: Instituna e Tuna Médica de Lisboa. O Grupo de Tunos de Leiria esteve também presente na qualidade de convidados. No dia seguinte, as Tunas almoçaram na cantina da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. Alguns elementos da VicenTuna acordaram bem cedo e prepararam um almoço especial para
Depois do jantar, as Tunas dirigiram-se para o Cine-Teatro S. Pedro, onde se realizou o festival. Foram mais de 3 horas de música, onde a VicenTuna apresentou ao público 4 músicas: Leitaria Garrett, Lisboa Só Lisboa, Lisboa das Cantigas e Xácara das Bruxas Dançando. Foi uma actuação particularmente emocionante, já que pela primeira vez a VicenTuna dedicou inteiramente a sua actuação, expressando assim todo o respeito, carinho e amizade que nos une à Real Tuna Infantina.
A festa continuou na discoteca Água Benta, um espaço que agradou tanto aos que gostam de dançar como aos que preferem o ambiente mais calmo da esplanada. Era já de manhã quando regressámos à Pousada da Juventude, satisfeitos pelos momentos vividos naquele fim-de-semana alucinante.
Os prémios atribuídos pelo júri no festival foram os seguintes:
- Melhor Pasacalles: Tuna Médica de Lisboa
- Tuna Mais Tuna: Instituna
- Melhor Estandarte: Vicentuna
- Melhor Pandeireta: Vicentuna
- Melhor Instrumental: Real Tuna Infantina
- Melhor Solista: Tuna Médica de Lisboa
- 2ª Melhor Tuna: Vicentuna
- Melhor Tuna: Tuna Médica de Lisboa
Não podemos deixar de agradecer a agradável recepção e o convívio que a Tu Na D’ESTES nos proporcionou, assim como às guias Sílvia e Sandra por toda a paciência e amabilidade. Agradecemos ainda à ESTATuna pela hospitalidade e simpatia com que fomos recebidos e aos guias Rita e Harry, foram incansáveis!
